Dois grupos, duas vocalistas com vozes incríveis que partilham a missão de elevar cada vez mais a bandeira do Batuco. Ana Mileida e Mileny, Flor de Esperança e Freireanas Guerreiras.


Em “Nka Bu Membra Mas” Freireanas Guerreiras expõe a desilusão de uma mulher que chegou ao limite com o parceiro ausente, uma mulher desesperada por conhecer a felicidade. Já Flor de Esperança, por sua vez, responde com “Nha Mos”, que mostra a mulher a vibrar com as qualidades do homem presente e dedicado, invertendo o discurso e desejando a permanência do amor.
As músicas representam duas realidades contrastantes da experiência feminina nos relacionamentos modernos. A vontade de desistir de tudo contra a esperança de um novo começo. O Batuco serve aqui como instrumento para estes dois mundos e proporciona um debate sobre a vida conjugal em Cabo Verde.
Ana Mileida e Mileny, as líderes dos respetivos grupos, que juntas ganharam Batuco do Ano no CVMA Awards 2025, com “Amizade na Nota”, trouxeram um diálogo involuntário, mas fundamental, que enriquece a cultura.