“Nasci no país errado”. O verso, ouvido na faixa que dá nome à mixtape Senhor Distinu, reflete de forma quase literal o percurso artístico de Maiuca Ferreira, A.K.A. Mayou. Um artista genial que ainda não recebeu o devido crédito e reconhecimento que merece no Rap.

Foto: Mayuka Ferreira (Facebook)
Mesmo assim, o jovem rapper e produtor cabo-verdiano (Praia) mantém-se firme, com uma convicção inabalável, carregando a bandeira e preservando os princípios do movimento , numa altura em que a tendência é recorrer a outros estilos como trampolim para o “sucesso”.
Há dois anos, durante sua participação no Podfla com Oracy, Mayou revelou que carrega em si um “monstro” com grande vontade de mostrar o que sabe fazer, acreditando que o momento certo vai chegar, deixando o tempo agir a seu favor.

Desde então, ele vem lançando faixas do álbum D.O.M, evidenciando de forma natural o seu progresso, com versos afiados e cheios de personalidade. Na música “Grato” (feat. Telex WB), seu mais recente lançamento no canal oficial do YouTube, o artista celebra aqueles que o impulsionaram e motivaram ao longo de sua jornada, mesmo diante de um cenário muitas vezes ingrato da indústria musical.
Analisando as músicas disponíveis até agora e comparando com as views — que, sim, importam — é notório que Mayou tem sido injustamente ofuscado pelas versões fúteis da música, que viralizam sem mensagem e com o único propósito de distrair e dominar um público preguiçoso.
Ainda assim, quero acreditar que Mayou, com sua métrica ímpar, o speed flow que já é um diferencial para o público, suas rimas cheias de sentido e originalidade, e sua atuação como rapper e produtor, atingirá o lugar que merece por direito.
Espero que, assim como o “Prédio Abandonado” de Zay G o inspirou a se tornar o artista que escreve com sentido, Mayou consiga dar continuidade à sua evolução, elevando cada vez mais a fasquia e inspirando a próxima geração de talentos. E que os mais de dez anos de estrada sejam recompensados e valorizados em vida porque os temas como “Letra P”, “Sigla”, “Kartaz” ou “Nka invisível” precisam ser consumidos com urgência.