BabySdu inicia 2026 com ‘Manti Focadu’, o primeiro single do EP ‘OTU KACUTU’, reforçado por um videoclipe.

O jovem Walter, que há sensivelmente oito meses mudou o nome de Mc Prego Prego para BabySdu, pretende redefinir a sua vida e carreira após um percurso muitas vezes associado a polémicas e conflitos.

Já não é novidade que o caboverdeano possui versatilidade musical, mas, para conquistar notoriedade e respeito, ele percebeu que, para além de cantar afro, drill, rap ou funaná, é preciso ter postura e atitude para levar a arte mais a sério.

  • Wireless Bluetooth streaming
  • 12 hours of playtime
  • IPX7 waterproof
Foto: @Babysdu(Walter) Facebook

MÚSICA

Mais do que “motivar” outros, esta é uma música que define bem o trajeto do agora BabySdu. Num instrumental emocional e melancólico, ele “olha para dentro”. Sente que as recentes críticas relativamente à mudança de nome, ou as muitas fases menos boas que passou como Mc Prego Prego, podem servir de ensinamento, dando uma chance para ele mesmo se reerguer e continuar com pleno foco se quiser passar para outro nível, pessoal ou profissional.

VERSO DESTAQUE

Si ta disfocau, fica distante / Lida ku bu monstro(…) / É difícil mas Sigui em frenti / Detox medita bu menti

Se te tira o foco, fica distante / Lida com o teu ‘monstro’(…) / É difícil, mas tens que seguir em frente / Detox, medita a tua mente

Neste trecho, penso que é o reconhecimento e o lado humano do artista, algo a que, talvez, não desse importância antigamente e que pretende agora praticar. Uma das mudanças fundamentais está no foco na saúde mental, principalmente quando ele refere que “este mundo não é para fracos”. Ficar longe do que é tóxico, é autocuidado.

Imagem “Manti Focadu” Captura tela @babysdu

VÍDEO

A imagem inicial, em que a objetiva da câmara foca em BabySdu, seguida pelas cores vermelhas e a transição para preto e branco com várias mãos a aparecerem, é simbólica. Acho que representa o artista no centro das várias críticas, com muitas mãos a quererem puxá-lo e desviá-lo do seu caminho. É o mundo a cair em cima dele sem dó nem piedade. Em contraste, a meu ver, o mar surge como a mãe natureza, para levar as coisas ruins e conectar com algo novo e que agrega.

O QUE FARIA DIFERENTE?

Tanto a música como o vídeo podiam ter entregue mais. Mais versos, porque o tema representa uma viragem profunda na vida de BabySdu e poderia ter sido mais explorado em vez de repetido. No vídeo, parece que poderiam ter sido desenvolvidos mais cenários que fizessem a ponte com a ideia importante de saúde mental presente na letra.

O QUE FICA

Fica a esperança e a necessidade do diálogo interno. BabySdu apresenta um fio de debate não só para artistas, mas para qualquer pessoa que sonha. A jornada é feita de distrações e de uma montanha-russa de emoções onde facilmente nos podemos perder. Parar e meditar é essencial, assim como reconhecer o erro. Querer um novo caminho é um direito pessoal que exige, acima de tudo, determinação e coragem.

Na publicação no YouTube @babsdu o artista escreve…“ Manti Focadu é sobre continuar, mesmo quando ninguém acredita. É sobre levantar, trabalhar e confiar no processo”.

About The Author