A magia ganha vida nos bastidores do Carnaval do Mindelo.
O Ateliê dos Sonhos de Papel
Mindelo não dorme nas semanas que antecedem o Carnaval. A cidade colonial de São Vicente, banhada por uma das baías mais belas do mundo, transforma-se numa oficina a céu aberto. O som dos ensaios das baterias ecoa pelas ruas de calçada, o cheiro a tinta fresca paira no ar e as costureiras trabalham dia e noite entre metros de lantejoulas e plumas coloridas. É a ilha da fantasia, onde a realidade se suspende para dar lugar à folia.
No fundo de um beco na Rua da Praia, o Sr. Valdomiro trabalhava num ritmo próprio, alheio à correria exterior. Aos setenta e cinco anos, as suas mãos estavam constantemente manchadas de cola caseira e tinta acrílica. A sua oficina era um universo mágico: das paredes pendiam rostos gigantes de reis africanos, criaturas marinhas fantásticas e guerreiros Mandinga com expressões ferozes. Valdomiro não criava apenas adereços; ele era um escultor de identidades. Usava papel de jornal velho, sacos de cimento vazios e cola de farinha para moldar os sonhos que desfilavam na Rua de Lisboa.
“O Carnaval do Mindelo não é para os olhos, é para a alma”, costumava dizer enquanto alisava com paciência as camadas de papel colado sobre um molde de barro. “Uma boa máscara não serve para esconder quem tu és. Serve para mostrar o que trazes escondido cá dentro.”
A Máscara do Monte Cara
Para o Carnaval daquele ano, o principal grupo da cidade tinha encomendado a Valdomiro a peça central do desfile: a máscara que representaria o Rei do Mar, a figura que abriria o cortejo oficial. O artesão queria fazer algo nunca visto. Queria que a máscara capturasse a própria essência de São Vicente — a força do oceano e o contorno místico do Monte Cara, a montanha que desenha o perfil de um homem deitado no horizonte da baía.
Passou noites em claro, trabalhando à luz de uma lâmpada fraca. No entanto, na véspera do desfile, Valdomiro sentiu um cansaço pesado. Olhou para a peça inacabada: faltava pintar os olhos do Rei do Mar. Sem essa pintura final, a máscara parecia apenas um pedaço de cartão cinzento e sem vida. Exausto, o velho artesão encostou a cabeça à mesa de trabalho e adormeceu, com o pincel ainda seguro entre os dedos trémulos.
A meio da noite, a brisa fresca do mar entrou pela janela aberta da oficina, trazendo consigo o eco distante de um tambor de Mandinga. Valdomiro acordou sobressaltado com uma luminosidade suave que vinha do centro da sala. A máscara do Rei do Mar estava a brilhar com uma tonalidade azul-esmeralda, a mesma cor que o mar de Laginha ganha nos dias mais claros de sol.
O Sopro da Vida Crioula
Ao aproximar-se da mesa, o artesão viu que os olhos da máscara já não estavam vazios. Alguém — ou a própria energia vibrante da ilha — tinha desenhado as pupilas com uma precisão divina. Os olhos da máscara pareciam duas gotas de água do mar viva, que se moviam ligeiramente ao refletir a luz da lua.
“Quem molda a nossa história com amor dá vida ao que estava esquecido”, pareceu sussurrar a peça de papelão, numa voz que misturava o som das ondas na praia com o riso das crianças do Mindelo.
Valdomiro limpou os olhos, a achar que era um delírio provocado pelo cansaço das noites sem dormir. Mas ao tocar na superfície da máscara, sentiu que o papel já não estava húmido de cola; estava quente e macio, quase como a pele de um jovem folião pronto para entrar na avenida. O pincel que ele segurava caiu no chão. Não havia mais nada a pintar. A obra estava completa, dotada de uma beleza que ultrapassava o talento de qualquer mortal.
O Brilho na Avenida
No dia do desfile, a Rua de Lisboa transformou-se num mar de gente e cor. Quando o grupo de Valdomiro entrou na avenida sob o ribombar estrondoso da bateria, o público susteve a respiração. O destaque principal, que carregava a máscara do Rei do Mar, parecia flutuar. Sob o sol forte do Mindelo, os olhos da máscara brilhavam com tanta intensidade que pareciam lançar raios de luz sobre a multidão.
Quem assistia ao desfile jurava que a máscara mudava de expressão conforme o ritmo da música: sorria nas partes mais alegres da música e ganhava uma solenidade majestosa quando os tambores rufavam mais forte. Foi considerado o Carnaval mais bonito da história da ilha.
Valdomiro assistiu a tudo a partir de um canto discreto da praça, com um sorriso sereno nos lábios. Quando o desfile terminou e os prémios foram entregues, ele regressou à sua oficina silenciosa no beco. Sabia que a máscara agora pertencia ao povo e à memória da ilha. Sentou-se na sua cadeira de madeira, pegou num novo pedaço de jornal velho e começou a preparar a cola para o ano seguinte. Afinal, no Mindelo, o Carnaval nunca termina verdadeiramente; muda apenas de forma no coração de quem o cria.
💡 Ficha Técnica e Curiosidades
- O Carnaval do Mindelo: É a festa mais famosa e vibrante da Ilha de São Vicente, frequentemente comparada ao Carnaval do Rio de Janeiro devido à sua organização por escolas de samba oficiais, carros alegóricos monumentais, música ao vivo e trajes elaborados.
- Os Mandingas: Uma das tradições mais populares e espontâneas do Carnaval de São Vicente. Grupos de cidadãos pintam o corpo inteiramente de preto com óleo e carvão, vestem saias de ráfia e desfilam pelas ruas ao som de tambores ritmados semanas antes do desfile oficial, simbolizando a ligação às raízes africanas.
- O Monte Cara: É o ex-líbris geométrico e natural da Ilha de São Vicente. Trata-se de uma formação rochosa cujo contorno, visto a partir da cidade do Mindelo, assemelha-se perfeitamente ao perfil de um rosto humano a olhar para o céu.



